
Big Data – A evolução do Datawarehouse (Parte 2)
- Posted by redglue
- On January 2, 2016
- 0 Comments
- big data, datawarehouse, dw
As organizações lidam hoje com um muito maior volume e variedade de dados, é necessário integrar estes novos dados no processo de apoio à decisão. Os sistemas de informação tem de permitir às organizações planear e decidir com mais rapidez e informação de melhor qualidade não excluindo os novos tipos de dados, sejam dados operacionais recolhidos por sensores, ou dados disponíveis em meios tipo emails, páginas web e redes sociais. O conceito de “leave no data behind” ou seja não esquecer dados que podem ser importantes no processo de tomada de decisão.
Os sistemas de apoio à decisão necessitam de integrar estes novos tipos de dados com os tradicionais dados estruturados existentes nos sistemas atuais e que são a única, ou pelo menos, a principal fonte que alimenta os data warehouses.
A plataforma evolutiva propostas para o data warehouse existente permite integrar todos os tipos de dados mantendo a capacidade de resposta dos sistemas existentes e reduzindo custos de estrutura e operacionais.
Os novos tipos de dados podem ser carregados diretamente na plataforma Hadoop, pre-processados e se for necessário, transformados e carregados no data warehouse existente. No entanto é possível igualmente carregar dados estruturados na plataforma Hadoop e usar diretamente ferramentas de advance analysis para produzir relatórios de apoio à decisão.
Utilização de Ferramentas Big Data – Advanced Analytics & Data Consolidation
Tradicionalmente as ferramentas analíticas são usadas como apoio ao processo de decisão mas de uma forma limitada, o tipo de dados fonte são na maior parte dos casos apenas dados estruturados, além disso a capacidade de processar grandes volumes de informação é lenta e dispendiosa.
Com a integração dos existentes dados estruturados e de novos tipos de dados, são necessárias ferramentas que complementem os sistemas de Business Intelligence (BI) e de apoio à decisão existentes, com novas capacidades de extrair informação útil dos grandes volumes de dados à disposição.
A utilização de novas ferramentas que permitem navegar, descobrir, sumarizar e analisar grandes volumes de dados de vários tipos, de forma rápida, eficaz e de custo reduzido permite evoluir e complementar os sistemas de BI e de apoio à decisão existentes.
Autor: António Rodrigues (@tomanix)
0 Comments